100 dias de Governo: Secretaria de Articulação Internacional apresenta ações

No dia 10 de abril, o governo catarinense completou 100 dias de gestão. Neste período, dentre as ações da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), destaca-se o apoio à área Agro, atividades intergovernamentais, transversais, com a sociedade civil e comunidade acadêmica e de relações internacionais.

“A Secretaria passa a ser um PMO (escritório de gestão de projetos), evoluindo de atividade-meio para atividade-fim. Desse modo, abre um leque maior de possibilidades em termos de execução coordenada e centralizada de projetos e implementação das oportunidades para o ganho de escala, como o apoio ao governador Jorginho Mello e ao Estado em questões internacionais, comércio exterior e atração de investimentos; além do auxílio à entrada de empresas internacionais em Santa Catarina e às atividades das que já estão sediadas aqui”, afirma o secretário da SAI, Juliano Froehner.

Dentre as atividades de apoio ao Agro, informa Froehner, uma importante prioridade ao Estado é a SAI apoiar e acompanhar todo o processo de criação de um programa de internet rural para beneficiar o setor e os agricultores. “Estamos alinhando um pacote facilitado para Santa Catarina como ‘cliente especial’ para internet rural via satélite. Já conversamos com algumas empresas e estamos em negociação avançada sobre o melhor modelo a ser utilizado”.

Outros alinhamentos neste setor são a ampliação do comércio exterior com outros mercados; a obtenção para o ensino fundamental de know-how internacional para ensino de empreendedorismo por meio de aquaponia e de tecnologia agro para crianças; a utilização do mercado financeiro de países parceiros para a obtenção de pagamento pela manutenção de áreas verdes em SC via crédito de carbono e de áreas públicas do Estado, como parques estaduais; e a defesa para retirada da pauta da maçã da agenda federal de viagem à China.

Hub “Somos uma SC perante o mundo”

Como parte das ações intergovernamentais em andamento, pontuam-se: as negociações com fabricantes de dragas para trazê-las aos portos públicos e privados com o intuito de reduzir o valor da dragagem – uma holandesa está em análise pelo Conselho de Administração, uma indiana, sobre a qual já houve conversa com o Embaixador Indiano em Brasília, e uma chinesa em negociação; a adesão ao Pacto Global com a ONU como forma de confirmar o reconhecimento dos princípios ESG e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e o alinhamento de patrocínio do Ministério Público para projeto de utilização de tecnologia alemã para transformar as empresas de saneamento em geradoras de energia (biogás) por meio de biodigestor para dejetos humanos com subproduto de fertilizante.

Prospecções

“Realizamos ainda ações transversais, a exemplo da parceria feita com a Jucesc para transformar o Espaço Mercosul em Espaço Articulação Internacional, instalando o Serviço Consular Itinerante do Japão” e em breve outros consulados, informa o secretário. Outras articulações feitas pela SAI, que podem contar com os benefícios do programa do governo de atração de investimentos InvestSC, são a confirmação da instalação da empresa chinesa de baterias de lítio, e as prospecções em andamento com empresas do setor têxtil internacional, parque temático infantil, empresa de vidro para equipamentos eletrônicos, empresa para quatro usinas solares e logística integrada com hidrogênio verde, e empresa de logística aérea para possibilitar a exportação de produtos perecíveis como ostra e fruticultura. Também estão em curso prospecções no setor de petróleo e gás.

Relações internacionais

A recente participação da Secretaria como apoiadora na FIN Brasil – Feira Internacional de Negócios 2023 resultou em acordos de cooperação e parcerias com empresas de 45 países que estiveram no evento. “Na esteira das parcerias já em curso com países como Alemanha, Áustria, Japão, Estados Unidos, Luxemburgo e Canadá, fizemos reuniões com representantes de diversas nações, com destaque para a aproximação com o Secretário de Internacionalização de Portugal (equivalente a Ministro) e com o chefe da missão da Embaixada de Singapura no Brasil. E também abarcamos – junto com a Câmara de Comércio Brasil-Portugal e da Região das Beiras – 300 estandes de empresas e instituições devotadas a trabalhar importação, exportação e investimentos junto a SC”, conta Froehner.

Gestão de projetos

Ações com a sociedade civil e comunidade acadêmica também compõem as atividades da Secretaria de Articulação Internacional. A SAI começa a realizar em breve a abertura de chamamentos, em fluxo contínuo, para recebimento de propostas, sugestões, projetos, ideias, parcerias, interações, diálogos e iniciativas inovadoras vindos da comunidade acadêmica, comunidade da área de relações internacionais, comunidade de comércio exterior e da sociedade como um todo via crowdsourcing (inovação aberta e interação com o público).