Autoridades e empresários catarinenses participam da EXPO Paraguay Brasil

O maior evento de negócios entre Paraguai e Brasil acontece nesta quinta (21) e sexta-feira (22) de setembro na cidade de Luque, no país vizinho. Uma comitiva de Santa Catarina, formada por empresários e autoridades de Estado, participa do encontro que tem o objetivo de fortalecer o intercâmbio comercial, cultural e turístico dos dois países. O secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, e o diretor de comércio e serviços da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), César Augustus Winck – representando o secretário Silvio Dreveck, já estão prontos para ampliar ainda mais a relação com o Paraguai.

O Governo catarinense marca presença com um estande, que será uma excelente oportunidade para promover o setor empresarial do Estado, buscando fomentar parcerias com o mercado paraguaio e divulgando os atrativos para o empresariado local. Santa Catarina e Paraguai possuem uma relação mútua e estratégica. No primeiro trimestre do ano, por exemplo, o Estado exportou US$ 164,7 milhões ao Paraguai e recebeu 4.323 de turistas do país vizinho. Os paraguaios são o 3° maior grupo de estrangeiros que visitaram o Estado em 2023.

O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, enfatiza que essa é uma integração importantíssima para o Estado. “Na concepção do governador Jorginho Mello, o Paraguai é um parceiro próximo e estável com quem já temos relações econômicas, mas queremos ampliar, principalmente em relação ao poder de integração de cadeias de fornecimento. Ou seja, é um país com quem queremos aumentar nossa competitividade por meio da união de forças.”

Para o secretário da Indústria de Comércio, Indústria e Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, a relação é importante não só para Santa Catarina, mas para o Brasil. “Esta iniciativa com o Paraguai é uma oportunidade para reforçarmos os laços. É um país em pleno desenvolvimento, com políticas públicas e incentivos aos investimentos.”

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que espera que essa aproximação traga frutos para Santa Catarina e para as empresas. “Não somos concorrentes, pelo contrário, somos parceiros e precisamos estar unidos. Estamos de portas abertas para fortalecer os laços entre esses dois países que são irmãos.”

Sobre a Expo Paraguay Brasil

O evento é organizado pela Câmara de Comércio do Paraguai e acontece no Centro de Convenções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em Luque, a 15 km da capital Assunção. A previsão é de receber 320 empresas brasileiras e paraguaias e movimentar mais de US$ 180 milhões em negócios. A estrutura do encontro é separada em rodadas de negócios, exposição de estandes de produtos e serviços, apresentação de projetos de startups, conferências e eventos culturais.

A Expo conta com a presença de autoridades do Brasil e do Paraguai, empresários relacionados aos setores da indústria, agronegócio, comércio e serviços, além de convidados especiais dos setores público e privado.

Na edição de 2023, o foco do evento é a responsabilidade socioambiental, onde serão geradas oportunidades de negócios em um ambiente sustentável, aliado ao conceito de: “Sustentabilidade em cenários de competitividade empresarial”. Durante a Expo Paraguay Brasil, haverá distribuição de sementes e mudas, uso de veículos elétricos, eliminação do uso de papel, sacolas e garrafinhas recicláveis de água grátis e estandes e pavilhões sustentáveis.