Em evento sobre cidades, governador destaca a competitividade do empreendedor catarinense

Na 3ª edição do Summit Cidades, que reúne cerca de 5 mil participantes no Centrosul, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello destacou na última segunda-feira, 26, as iniciativas inovadoras do empreendedor catarinense e a necessidade de inovar na gestão pública.

“Santa Catarina tem tradição em fazer eventos com grandeza e qualidade. Não tenho dúvida que essa reunião de prefeitos, com o apoio do nosso Ciasc, da Fecam, tudo isso vai dar novas ideias aos municípios. A tecnologia chegou e a sociedade exige novas formas de administrar. Justamente por isso criamos uma secretaria especializada em tecnologia e inovação, com gestor escolhido pela Acate. Somos um estado empreendedor, geramos emprego, somos um estado que entrega”, disse o governador.

Jorginho falou sobre o papel de Santa Catarina no cenário nacional, na presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, que participou da abertura. “Precisamos de ajuda do governo federal e precisamos aprovar a reforma tributária. “Vamos soltar o freio de mão do empreendedor brasileiro pra que ele possa crescer”, disse.

O presidente da Acate, Iomani Engelmann, destacou o apoio do Governo ao desenvolvimento da inovação. “Temos mais de 10 mil vagas em aberto no setor de tecnologia e inovação, e essa transformação começa nos municípios com ajuda do Estado”, disse.

Articulação Internacional apresenta painel

No primeiro dia do Summit Cidades, a Secretaria de Articulação Internacional representou o Governo do Estado no painel “Câmara Texana Brasil apresenta as oportunidades na atração de novos investimentos segundo formato das cidades americanas. Case de Brownsville”.

“Apresentamos ao público presente no evento as potencialidades de SC e reforçamos o motivo que faz com que o Estado seja tido como uma referência nacional em empreendedorismo, inovação e tecnologia”, informou a gerente de Relações Institucionais da SAI, Fernanda Muniz.

Inovação no setor público

O Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de SC) está com um estande no evento com soluções tecnológicas e de inovação para os municípios, como o serviço de conexão sem fio estável, plataformas de conversão digital, monitoramento com proteção em tempo real contra vírus e ameaças cibernéticas.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, fará uma apresentação sobre Transformação digital para as cidades e vai falar sobre agenda da Secretaria, criada na gestão de Jorginho Mello para dar protagonismo ao setor. “Eventos como este são uma ótima oportunidade para dar visibilidade às iniciativas dos municípios catarinenses na área de tecnologia e inovação, bem como fazer com que os participantes troquem experiências e aprendam com os cases de sucesso apresentados durante a programação. Santa Catarina é um dos Estado mais Inovadores do Brasil e podemos evoluir ainda mais no uso da tecnologia no desenvolvimento das cidades.”

A Secretaria da Fazenda e a Controladoria-Geral do Estado participam em painéis sobre inovação na gestão pública. Pela Secretaria da Fazenda participam a auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim e o auditor fiscal Renato Lacerda. Ela fala sobre o Balanço Cidadão e Renato participa do painel Smart Cities e Atração de Investimentos para a região.

Texto: Secom/SAI
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom