Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Em Glasgow, Carlos Moisés assina adesão de Santa Catarina ao ICLEI para fortalecer o desenvolvimento sustentável

O quarto dia de agenda do governador Carlos Moisés na COP26, em Glasgow, representou um marco para Santa Catarina no que diz respeito ao compromisso do estado com as metas do desenvolvimento sustentável. O chefe do Executivo assinou o termo de adesão ao ICLEI América do Sul, consolidando o engajamento a uma das principais pautas em torno das mudanças climáticas: o desenvolvimento de baixo carbono. Em nível mundial, o ICLEI é uma associação de governos locais e subnacionais dedicados às ações de sustentabilidade.

“É muito importante para Santa Catarina poder contar com a expertise do ICLEI no monitoramento e na transparência das ações que já desenvolvemos e que iremos alcançar. O engajamento de Santa Catarina diante da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas é uma demonstração de responsabilidade com o meio ambiente e com as futuras gerações”, frisou Carlos Moisés. De acordo com o governador, além de inventariar o trabalho de Santa Catarina, o órgão fará o acompanhamento que vai indicar se os objetivos diante do desenvolvimento urbano sustentável estão sendo cumpridos.

Para Yunus Arikan, diretor de Advocacia Global do ICLEI, Moisés listou algumas das ações que Santa Catarina já colocou em prática, visando, especialmente, a redução da emissão de gases de efeito estufa e a transição justa da matriz energética do estado para fontes alternativas de energia limpa. Entre as ações, o governador citou o investimento de R$ 300 milhões para a proteção e recuperação de nascentes, a implantação de uma rede de postos para recarga de carros elétricos, sistemas que ajudam a fiscalização por órgãos ambientais, além de incentivos fiscais a empresas comprometidas com a proteção ambiental.

Para os representantes do ICLEl, a parceria com Santa Catarina é estratégica. “Passaremos a contar com um importante reforço nas ações para o desenvolvimento de um caminho de sustentabilidade no Brasil. O estado já se destaca na atuação envolvendo o planejamento da ação climática local e vai nos ajudar a levar adiante uma agenda multidimensional com vários níveis de ações envolvendo os governos e a sociedade”, reforçou.

A assinatura do termo de adesão ao ICLEI foi acompanhada por demais integrantes da comitiva catarinense na COP26, os secretários Executivos do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, e de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, além do deputado estadual Fabiano da Luz, representando a Assembleia Legislativa (Alesc).

“A adesão de Santa Catarina ao ICLEI é de extrema importância, porque vai ajudar o Estado a traçar o caminho rumo a sua sustentabilidade, com apontamentos sobre o que e como fazer para intensificar o processo de transição justa para um futuro melhor para Santa Catarina e para o mundo”, considera o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp.

Para o secretário executivo de Meio Ambiente, agora começa o trabalho de desenvolvimento dos planos a serem colocados em prática e inventários dos gases de efeito estufa no estado. “Com a participação no ICLEI, facilita o acesso à informação e traz mais transparência para as ações que já ocorrem pelo mundo e que podem ser tomadas como exemplo”, acrescenta Leonardo Ferreira.

Entre outros compromissos da agenda, a comitiva catarinense também se reuniu com integrantes do Banco Europeu, onde foram apresentadas linhas de crédito específicas para investimentos nas ações debatidas durante a COP26. Destacam-se preservação de nascentes, energias renováveis, recuperação ambiental, produção de água potável, entre outros, na área da sustentabilidade.

A COP26

Este ano, a 26 Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) tem como centro do debate, envolvendo líderes mundiais e as questões climáticas, o aceleramento das ações para conter o aquecimento global e medidas para impulsionar a transição ao desenvolvimento neutro em carbono.

Texto: Secom
Fotos: Peterson Paul/Secom