Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Empresa de medicina digital russa busca parceria com indústria catarinense

Representantes da empresa SANA LLC chegaram a Florianópolis, nesta quarta-feira (10), em busca de parceiros e trocas de tecnologias na área médica digital. A convite do governo catarinense, que esteve na Rússia em novembro passado participando do Fórum BRICS+ com o objetivo de atrair investimentos ao Estado, a empresa começou o seu roteiro na indústria Olsen S.A. (Palhoça) e, até a próxima terça-feira (16), visitará o Sapiens Parque, Acate, Fiesc, além de hospitais e clínicas de referência.

“A SANA é uma empresa de medicina digital que trabalha raio-x portátil. São aparelhos leves, de 50kg apenas e que podem ser usados em pequenas cidades do interior, em helicópteros ou carros. É uma forma de poder usar o serviço de diagnóstico para lugares mais afastados, mais remotos, atendendo a população catarinense. E eles buscam um local no Estado para se instalar. Por isso, estão visitando empresas da área da saúde que podem ser investidores, parceiros ou fornecedores nessa instalação deles”, explicou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

O CEO da empresa russa, Nikolai Baranov, reforçou, na ocasião, que espera encontrar parceiros em Santa Catarina para desenvolver inovações e para implementar o produto deles no mercado local, distribuindo para o restante do Brasil – aparelhos de raio-x produzidos há mais de 20 anos na Rússia. “O Brasil é o nosso mercado pioneiro e, por meio do convite do governo catarinense para conhecer as potencialidades do Estado na Rússia, decidirmos vir a Santa Catarina.”

De acordo com o presidente da Olsen S.A., Cesar Augusto Olsen, não existe nenhuma barreira ou dificuldades para levar os produtos da empresa para a Rússia. “E nós podemos também, por exemplo, trazer equipamentos semi-montados e finalizar aqui, já que somos uma indústria.”

Em relação à intermediação do Governo de Santa Catarina para a internacionalização das empresas, o presidente da Olsen disse que a visão do governador Jorginho Mello, especialmente voltada à indústria, foge do tradicional dos outros governos. “A indústria brasileira podendo vender a sua tecnologia, trazendo parcerias de fora ou mesclas, e vender o produto lá fora é uma carga de dólar que entra. E a indústria catarinense, extremamente diversificada e com apoio da Fiesc, é parte atuante neste processo. E é bom saber que o Governo do Estado nos prestigia, trazendo tecnologias e interessados em produzir aqui.”

A Olsen já possui parcerias na Rússia, contando com mais de 11 mil equipamentos no país. “A visita dos russos, que detém tecnologias, é importante, pois eles têm interesse em parcerias na área militar também. E nós temos essa expertise como uma empresa estratégica de defesa. Temos, por exemplo, um produto desenvolvido para uso das forças armadas, um equipamento compacto que dá apoio logístico nos cenários de combate. Só o Exército tem mais de 89 equipamentos desses, na fronteira seca.”

Há 45 anos no mercado, a Olsen atua no mercado odontológico, linha médica e no segmento de odontologia veterinária. Atualmente, emprega mais de 300 colaboradores. Com produtos vendidos em todo território nacional e exportados para mais de 100 países, possui ainda uma extensa rede de assistências técnicas e uma equipe competente de pós-vendas, totalizando mais de 350 pontos de contato.

Foto: Ricardo Trida