Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Empresários de São Paulo articulam novos projetos internacionais em Santa Catarina

Mais de 100 empresários e representantes de empresas com interesse em fazer negócios em Santa Catarina, principalmente com foco no comércio exterior, compareceram ao Santa Catarina Summit, nesta segunda-feira (2). O local foi o coração financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista, com realização da Investing Santa Catarina e o apoio do Governo de Santa Catarina, Porto de Itapoá, Fischer Advocacia e XPM Logística. Na ocasião, o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, o gerente de financiamentos e captação de investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Luiz Maranzatto; e o diretor de desestatização e parcerias da Secretaria da Fazenda (SEF), Renato Lacerda, apresentaram dados sobre a competitividade catarinense e suas potencialidades.

“Nossos índices positivos estão em uma crescente, em franco aumento, e isso atrai muito a atenção de quem quer expandir os seus negócios e abrir uma nova empresa ou subsidiária. Também chama a atenção o equilíbrio de qualidade de vida e segurança que o Estado possibilita, o que reflete em produtividade, eficiência, engajamento e saúde mental mais resiliente. A SAI, como porta de entrada para todos os assuntos internacionais do Governo de Santa Catarina, saiu de lá com muitas solicitações de reuniões para novos projetos”, informou o secretário Juliano Froehner.

Segundo ele, os potenciais e diferenciais de Santa Catarina foram destacados ao grupo de empresários, investidores e consultores internacionais, seguindo o direcionamento do governador Jorginho Mello, “que é o de estarmos em contato ‘direto e reto’ com todos que querem fazer negócios em Santa Catarina”.

Presente ao evento, o diretor da empresa especializada em cromatografia – Allcrom, Altino José Paulo, afirmou ser Santa Catarina um estado que cria possibilidade através da infraestrutura de governo, de portos e aeroportos, dentre outras. “Mantemos uma base aqui em São Paulo, mas a gente vai investir cada vez mais em projetos internacionais, com parcerias com empresas que estão vindo para o Brasil. E Santa Catarina será a porta de entrada para os nossos produtos. A gente confia na dinâmica, na inteligência e na boa vontade do Estado para contribuir com a nossa empresa, e com a nossa nação.”

Para a diretora-presidente da agência de captação de investimentos Investing Santa Catarina e também sócia fundadora de Fischer Advocacia, Maysa Fischer, o Santa Catarina Summit uniu as forças do governo e da iniciativa privada com o mesmo objetivo comum de alavancar os investimentos em Santa Catarina em prol da geração de riquezas, emprego e renda. “Somos o estado mais competitivo do Brasil e isso move o propósito da Investing Santa Catarina na atração de investidores que buscam pelo melhor local para estabelecer e expandir seu negócio.”

Sustentabilidade, incentivos fiscais e inovação

De acordo com o diretor da SEF, Renato Lacerda, Santa Catarina é um estado muito competitivo como destino para novos investimentos e investidores porque, além de excelentes indicadores de qualidade de vida, oferece mão de obra qualificada e boa infraestrutura logística. “Esta atratividade é fruto da seriedade e do compromisso da gestão pública com o desenvolvimento sustentável. E a iniciativa privada consegue perceber este ambiente favorável, que se reflete, por exemplo, na solidez e na segurança jurídica dos nossos programas de incentivos fiscais.”

Já o gerente de financiamento e captação de investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Maranzatto, apresentou a nova pasta criada pelo Governador Jorginho Mello, para dar o protagonismo que o setor merece. “Acreditamos no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina a partir da inovação. Nosso estado tem um ecossistema de tecnologia e inovação vibrante, com empresas de destaque, startups promissoras, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para serem referências no país.”

Os temas das palestras do Santa Catarina Summit foram: As Forças de Santa Catarina (por Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional); A Reinvenção da Economia de SC a partir da Inovação (por Luiz Maranzatto, gerente de financiamentos e captação de investimentos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação); e Incentivos Fiscais (por Renato Lacerda, diretor de desestatização e parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda).

Fotos: Flavio Santana