Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Estação Verão: Estado reúne secretarias, forças de Segurança e Consulados para tratar das ações preventivas

Segurança Pública, Articulação Internacional, Turismo, Forças de Segurança e Sistema Prisional de Santa Catarina se reuniram nesta quarta-feira, 6, para tratar das ações que serão realizadas na operação Estação Verão no Estado. Consulados do Paraguai e Uruguai participaram do encontro, na sede da SSP, em Florianópolis.

O objetivo da reunião foi a articulação, integração e comunicação dos setores envolvidos nos trabalhos previstos para a Estação Verão com o objetivo de oferecer a melhor proteção e atendimento aos turistas e a população em geral durante o verão.

Na reunião, houve apresentações pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica dos principais trabalhos de cada instituição que serão realizados. Além das secretarias de Estado da Segurança Pública, Articulação Internacional, Turismo e Administração Prisional e Socioeducativa.

“Foi importante a contribuição de cada instituição envolvida para que possamos melhorar no planejamento e sermos ainda melhores anfitriões aos nossos visitantes, como os nossos irmãos dos países vizinhos. O governo de Santa Catarina está preparado e se preparando cada vez mais, de forma integrada e somando esforços nesta mobilização para termos a melhor operação Estação Verão já realizada no Estado”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

As forças de Segurança contarão com reforço de efetivo de policiais, bombeiros e guarda vidas no litoral catarinense e todo o aparato de equipamentos e tecnologia da segurança pública catarinense disponíveis. Entre eles, por exemplo, helicópteros, aviões, embarcações, viaturas, videomonitoramento, delegacias móveis, salas de atendimento para mulheres vítimas de violência, redes de prevenção. Este ano, haverá ainda sete quadriciclos da segurança pública para ações preventivas nas praias por meio de doação feita pela Secretaria de Administração Prisional à SSP.

“Temos feito, por meio da Secretaria de Articulação Internacional, da Secretaria do Turismo e da Secretaria de Segurança Pública todo esse esforço de engajamento e envolvimento com os consulados que representam os nossos visitantes, os nossos turistas que são sempre bem-vindos. Hoje já temos o melhor Estado em segurança pública no país e queremos ainda mais, ir além e aumentar a nossa projeção para o mundo”, pontuou o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner. Os trabalhos são feitos com os consulados do Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.

Segundo a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, o encontro foi importante para que o Estado de Santa Catarina possa mostrar o quanto está empenhado, não só em oferecer a melhor experiência turística, mas também a segurança. “Fico muito feliz com a unidade do governo Jorginho Mello, onde todas as pastas conversam, planejam juntas e executam. Estamos preparando uma Estação Verão maravillhosa para podermos oferecer a melhor segurança”, registrou. Pelo Consulado do Paraguai esteve presente Lucienne Melody Amarilla e pelo Consulado do Uruguai Tamara Guridi.

Também participaram o secretário de Estado da Administração Prisional Carlos Alves; o delegado-geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel; o comandante da 1º Região Bombeiro Militar

Texto e foto: SSP-SC