Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste debatem atração de investimentos

Em sua primeira ação à frente do InvestSC, o Secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner, participou na quarta (1º) e quinta-feira (2) do 1º Encontro das Agências de Atração de Investimentos, na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba. Agências de captação de negócios dos três estados do Sul do Brasil; além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste); e do Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste) se reuniram para trocar experiências e debater a criação de políticas públicas que facilitem a atração de empresas nos respectivos estados.

Entre os temas debatidos, abordagens sobre as estruturas das agências, inteligência de mercado, ambiente de negócios, estratégias na atração de investimentos, política ESG (Ambiental, Social e Governança) e missões internacionais de captação de negócios.

“Ganho de escala e escalabilidade. Esse é o caminho para, ao unirmos forças e atuarmos em conjunto, mitigarmos o custo-Brasil e fortalecermos uma nova visão externa sobre o nosso país”, afirmou o Secretário catarinense, Juliano Froehner.

InvestSC: prioritário para o desenvolvimento do Estado

O programa para Atração de Investimentos e Incentivo a Novos Negócios para Santa Catarina, instituído por meio do Decreto n. 1.141, de 9 de fevereiro de 2021, passa a ser presidido, coordenado, integrado e implementado pela Secretaria de Articulação Internacional – SAI. A SAI passa a conduzir todas as negociações com potenciais empresas que queiram se instalar no Estado, bem como executar projetos paralelos para divulgação de Santa Catarina e atração de novas empresas, contando sempre com o envolvimento, colaboração e participação dos times das Secretarias de Estado da Fazenda; da Indústria, Comércio e Serviços; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Meio Ambiente; da Administração; da Infraestrutura; e da Federação das Indústrias – FIESC.

De acordo com Froehner, o programa é prioritário pelo desenvolvimento econômico regional que é capaz de promover, assim como criação de empregos e alavancagem de regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Também há grande impacto nas cadeias produtivas locais e de suprimento, e na arrecadação para os cofres estaduais.

“Já temos feito diversos atendimentos e reuniões de trabalho com empresas interessadas em se instalar em Santa Catarina e, até a presente data, com duas delegações estrangeiras – Rússia e Alemanha. E na próxima semana, receberemos, em Santa Catarina, o Cônsul dos Estados Unidos, para maior aproximação institucional e perspectivas de novas parcerias e novos projetos”, informou.

Ele explica ainda que, ao estar alocada dentro do escopo da SAI, o InvestSC como ação intergovernamental provocará uma considerável economia de escala em toda a administração pública estadual, dado que o esforço para atendimento às demandas internacionais será aproveitado também para as demandas nacionais das Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços; e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foto: Marcos Aurélio Huller