Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Fórum cria comitês temáticos para fortalecimento do empreendedorismo catarinense

Para discutir ações para fortalecimento do empreendedorismo catarinense, nesta quinta-feira, 30, foi realizado o segundo encontro do ano do Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Estado de Santa Catarina (Fempe), em Florianópolis. O encontro foi realizado na sede do Sebrae e contou com a definição de comitês temáticos com o objetivo de discutir e criar políticas públicas para casa segmento.

Os comitês temáticos criados foram investimento, financiamento e crédito, inovação e tecnologia, educação, formação e capacitação, assuntos tributários e legislativos, racionalização legal e burocrática, internacionalização e exportação, responsabilidade e sustentabilidade (ESG), saúde e segurança no trabalho, além de fraudes nas relações de consumo.

“Com este trabalho, queremos reunir Governo e a sociedade civil organizada para discutir questões pontuais e apresentar propostas para o crescimento do segmento”, explicou o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

O encontro contou com a abertura do diretor de Micro e Pequenas Empresas, Fabiano Ceretta. O diretor explicou que o fórum é uma maneira de se aproximar da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc) por meio da discussão de pautas e agendas em comuns. “A reativação do Fórum, neste ano, é uma oportunidade de divulgar as ações do governo Jorginho Mello em defesa do empreendedor, além de networking para futuras contribuições em nossos programas”.

A apresentação iniciou com as ações emergenciais do Governo para auxiliar empresas que tenham sido afetadas pelas chuvas.

Em seguida, houve contribuições da presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Rosi Dedekind, que destacou a importância do espaço para desenvolver ainda mais o empreendedorismo de Santa Catarina.

O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, compartilhou sobre as missões internacionais realizadas durante o ano para alavancar exportações de micro e pequenas empresas catarinenses. Paulo Rangel do Badesc também compartilhou ações futuras em prol das empresas. O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, e o Diretor de Administração e Finanças do Imetro/SC, Rafael Dall’Agnol apresentaram mais sobre o trabalho realizado nas instituições e órgãos. Ao final, o Sebrae trouxe um panorama dos pequenos negócios por meio de uma apresentação da analista de dados, Amanda Maciel.

Para o secretário do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, Elton de Jesus, o espaço será uma troca de experiências de várias entidades que representam o segmento em Santa Catarina. “Vamos descobrir as necessidades, desafios e oportunidades durante as reuniões”, diz.

O encontro contou com a presença de representantes de 25 entidades estaduais e municipais. O Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas pertence à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos).

Texto: Pablo Mingoti