Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Fórum InvestSC e Conselho da Economia Fiesc encerram Semana da Indústria

A importância da cooperação público e privada na definição de estratégias estaduais e nacionais, com este tema o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Luciano Buligon abriu sua participação no Fórum empresarial INVEST SC e Conselho de Economia FIESC, que encerrou a Semana da Indústria. Sob a coordenação da Fiesc, o evento contou com a participação do Secretário de Comércio Exterior do Ministério de Economia Lucas Ferraz e o Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia Bruno Portela. A iniciativa, em conjunto com o Governo de Santa Catarina, teve a participação da Secretária Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) Daniella Abreu que falou sobre importância das relações internacionais e comércio exterior para a retomada da economia.

“Temos a menor taxa de desocupação, o menor número de desempregados, temos quase 100 mil vagas de emprego geradas este ano. Nossa indústria cresceu em março três vezes mais que a média nacional. O Governo fez o seu papel virou o ano com superavit teremos até o fim do ano que vem R$ 4 bilhões de investimento. O Governo está presente na Federação, alinhado e planejando o maior plano de metas e investimento da nossa história. Estamos preparados e unidos para alçar voos mais altos e mais longes. Temos grandes desafios sim, mas, estamos edificados em estratégias para o enfrentamento da pandemia, para a retomada econômica e manter nosso Estado com os bons números que nos colocam em evidência no cenário nacional”, enfatizou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

A secretária Daniella Abreu salientou a importância do Ministério da Economia em Florianópolis e mostrar suas pautas e sua disponibilidade de trabalhar junto com o Governo do Estado. “E o Governo de Santa Catarina também se disponibiliza pra trabalhar por meio do Invest SC. Estamos trabalhando, juntos, na pauta de redução do custo Brasil e internacionalização da nossa indústria”.

Fortalecimento da indústria

O secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, destacou a importância de fortalecer a indústria para o crescimento da economia nacional. Ao longo dos últimos anos, houve redução da participação do setor no PIB. A partir deste diagnóstico, há uma série de ações na agenda do comércio exterior. “Não podemos partir do princípio de que a redução do Custo Brasil vai resolver todos os problemas. É a principal agenda e vai solucionar muito, mas precisamos olhar a agenda internacional. Uma economia que não se internacionaliza vai carecer de produtividade, de competitividade e não vai se expandir”, afirmou.

O presidente da FIESC Mario Cezar de Aguiar chamou a atenção para os indicadores positivos do estado, destacou a resiliência dos empreendedores e disse que o Custo Brasil é um desafio. “É a grande dor do industrial brasileiro. O catarinense empreende, mas as condições não são favoráveis devido à carga tributária, a legislação complexa, a falta de infraestrutura e de energia. É preciso discutir, criar uma política industrial para desenvolver ainda mais as empresas que tanto empregam e trazem desenvolvimento. Nosso resultado positivo é por conta do esforço e do investimento do povo catarinense”, afirmou.

O Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia Bruno Portela destacou o crescimento da indústria e a participação do setor no PIB. “Nossa agenda de trabalho está focando três pilares: melhoria do ambiente de negócio, ligada ao custo Brasil; choque de investimento privado e futuro digital e produtivo. Este tem tudo a ver com a agenda da FIESC. Por isso queremos fortalecer a parceria com Santa Catarina”, salientou.

O evento contou ainda com a participação do Secretário adjunto da SDE Jair Sartoretto da deputada federal Ângela Amin, além de autoridades e empresários.

Fonte: SDE

*Com informações da Fiesc

Foto: Fiesc