Governo de Santa Catarina e Univali promovem missão empresarial ao Chile

Uma comitiva formada pelo Governo do Estado, Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e 25 empreendedores estará em Santiago, no Chile, para uma missão que dará início ao programa SC-Export, na próxima semana. O programa tem como meta promover e impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses.

“O governador Jorginho Mello e eu temos a convicção de que as micro e pequenas empresas catarinenses têm muito potencial para fazer negócios com outras nações. E a parceria com a Univali veio em boa hora para nos ajudar a melhorar esse cenário”, afirmou a vice-governadora Marilisa Boehm, que vai liderar missão. Segundo ela, com a expertise da Universidade na área de comércio exterior, a instituição selecionou um grupo de empreendedores representando 13 municípios de Santa Catarina. “Vamos acompanhá-los para prospectar oportunidades de aumentar nossas exportações para o Chile, um país que vem elevando nos últimos anos a busca por produtos brasileiros”, destacou.

Conforme o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, este projeto concretiza uma inovação em política pública para que se alavanque o número de exportadores catarinenses. “Essa é uma grande bandeira do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm para que o pequeno e micro empresário catarinense, aquele que tem um bom produto e com qualidade internacional, consiga fazer a sua primeira exportação; consiga receber o apoio e também ir ao exterior para mostrar o que tem e fazer a sua primeira venda. É assim que teremos uma Santa Catarina mais internacional, mais exportadora e mais conectada com o mundo.”

Na Univali e em outras instituições do sistema Acafe, existem aproximadamente mil empresas sendo atendidas em Santa Catarina, que estão se preparando para exportar. “Na Univali temos um curso de Comércio Exterior 5 estrelas, nota máxima no MEC, que tem condições de contribuir para aumentar a exportação de pequenas empresas catarinenses. Mas sozinha, a Univali não faz, a Univali não sonha. Por isso, precisávamos de uma ação concreta como esta: os empresários fazem a lição de casa, plano de exportação, escolhem o produto, escolhem o mercado, mas ainda não prospectaram compradores internacionais. Agora, isso irá mudar”, disse a professora Giselda Cherem, responsável por projetos de extensão da Escola de Negócios da Univali.

Para o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS), Fabiano Ceretta, esse projeto de exportação é muito importante para o Governo, dado ao desafio que se tem para inserir as micro e pequenas empresas na pauta de exportação de Santa Catarina. “Hoje, no montante do valor exportado, somente 4% são representados pelas micro e pequenas empresas. Então há um desafio enorme em nós apoiarmos e ampliarmos essas parcerias que vêm para somar o desenvolvimento do Estado.”

A missão empresarial será composta por seminários técnicos, rodadas de negócios, reuniões com possíveis compradores chilenos, além de oportunizar que as empresas participantes explorem as práticas de mercado no Chile. O SC-Export é uma parceria da Univali com o Governo do Estado de Santa Catarina, tem o patrocínio da Portonave (Porto de Navegantes) e apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Furb (Universidade de Blumenau).

Parceiros

A analista de Marketing da Portonave, Andréa Borges, parabenizou o Governo do Estado e Univali pela iniciativa. “Fazendo um link com as palavras aqui já ditas, o slogan da Portonave é ‘Movimentamos mais do que contêineres’, representa este momento. A gente acredita neste projeto, a gente confia nos parceiros, no governo, na Univali e queremos ver os empreendedores chegando cada vez mais longe, e exportando por todos os nossos portos.”

Para o empresário Gabriel Mozart, diretor da Mozart Crystal, essa parceria é uma ótima oportunidade para empresários começarem a fazer exportações, para conseguir novos mercados e expandir o seu faturamento. “E também, dessa forma, propiciar novos empregos, nova geração de renda; e ficar mais forte e crescer, ajudando assim a economia de todo o Estado.”

Foto: Richard Casas/Gabinete vice-governadora