Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governo de SC busca alternativas de transporte para baratear custos ao Estado

A secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI) do Governo de Santa Catarina, Daniella Abreu, e o coordenador de Transporte Terrestre da Casa Militar de SC, tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira, estiveram, neste mês, no Campus da FIEP (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba. Os representantes do governo catarinense foram conhecer de perto o programa de mobilidade elétrica da FIEP, juntamente com a Renault, e seu laboratório de pesquisa nessa área.

“Estamos tendo a oportunidade de identificar projetos que trazem mobilidade elétrica e muita tecnologia embarcada, como o rastreamento de carros. Desse modo, avaliando a possibilidade de trazer desenvolvimento tecnológico e economia caso Santa Catarina adote o modelo”, informou o tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira. Segundo ele, a realização de visitas aos estados que já possuem essa tecnologia tem o intuito de buscar alternativas que possam minimizar os custos com transporte à estrutura estatal.

Ao recepcionar a equipe catarinense, acompanhada da gerente executiva da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Vanessa Wohlgemuth, o representante do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente (CMSI) do Sistema FIEP, Rogério Peres, se colocou à disposição do Governo de SC para compartilhar as experiências do CMSI. “Somos o primeiro centro de referência no Brasil na temática da eletromobilidade e estamos à disposição para elucidar quaisquer dúvidas sobre a nossa tecnologia, além de esclarecer sobre o baixo impacto ambiental e a eficiência energética dos meios de transporte alternativos e eletrificados.”

O diretor de estratégia e finanças do iCities – empresa de soluções para cidades inteligentes, Eduardo Marques, e o gerente do Senai, Filipe Cassapo, também recepcionaram a comitiva de Santa Catarina. “Conhecer o laboratório de mobilidade elétrica e o projeto de carros compartilhados da Renault/FIEP foi essencial para dar continuidade à nossa agenda de mobilidade urbana”, reforçou a secretária Daniella Abreu.