Governo de SC se destaca em ações de internacionalização no Fórum BRICS+, na Rússia

O secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, e a secretária adjunta do Turismo (Setur), Catiane Seif, estiveram na Rússia com o objetivo de atrair investimentos para o Estado e divulgar o turismo catarinense aos participantes do V Fórum Internacional BRICS+. Na ocasião, atraíram os olhares de empresas investidoras e se destacaram em ações de internacionalização em dois painéis e na sessão plenária de encerramento do evento, que também contou com participações de representantes de importantes nações, como o presidente da Duma Municipal de Moscou, Alexey Shaposhnikov; o vice-governador de São Petersburgo, Oleg Ergashev; a ministra da África do Sul, Nkosazana Dlamini-Zuma; e o vice-presidente Academia de Ciência da China, Chen Zhigang.

“Para Santa Catarina, o principal ponto no Fórum foi apresentar o Estado, conforme orientação do governador Jorginho Mello, como forte parceiro da América Latina para investimentos, projetos de integração comercial, logística, culturais e muito fortemente na área de turismo. Além disso, obtivemos excelentes resultados, como a disposição de quatro empresas participantes do BRICS+ que pediram para abrir negociações com SC para a possível instalação de empresas dos segmentos automotivo, logístico, saúde e farmacêutico”, destacou o secretário Froehner.

Segundo a secretária adjunta da Setur, Catiane Seif, o turismo catarinense foi apresentado, com afinco, para mais de 40 países participantes do Fórum. “Na apresentação da Secretaria, divulgamos o recente lançado vídeo promocional das potencialidades turísticas do Estado. E também atuamos na captação de eventos globais para o turismo MICE (turismo de reuniões), por exemplo, atraindo o Estado para as rotas internacionais.”

Relação comercial Santa Catarina-Rússia

De acordo com dados do Observatório da Fiesc (2023), Santa Catarina exportou neste ano US$ 29,57 milhões de dólares (até out/2023). Os principais produtos são da indústria de alimentos, produtos químicos, máquinas, equipamentos elétricos, a exemplo de carnes (US$ 14,1mi), substâncias albuminóides (US$ 8,7mi), dentre outros.

Em termos de importação foram US$ 209,8 milhões de dólares no mesmo período acima citado, como: fertilizantes (US$ 119,7mi), ferro fundido, ferro e aço (US$ 41,5mi), níquel (US$ 29,6mi), combustíveis minerais (US$ 8 mi), produtos químicos inorgânicos (US$ 4,18 mi), produtos químicos orgânicos (US$ 1,8mi), outros metais comuns (US$ 1,6 mi), borracha (US$ 912,9 mil) e produtos do setor de moagem (US$ 545,7 mil).

Ligação cultural

Um dos motivos de Santa Catarina ter chamado a atenção dos participantes russos, durante o evento, foi o fato de que o Estado é o único fora da Rússia com uma escola Bolshoi. Em Joinville, a instituição é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e tem o apoio da prefeitura e de patrocinadores da iniciativa privada. Seu objetivo é formar bailarinos seguindo a metodologia de ballet Vaganova, a dança contemporânea e disciplinas complementares. A instituição tem um compromisso social e concede 100% de bolsas de estudos e benefícios para todos os seus alunos, que vêm de diversos estados do país e do exterior. A seleção para o ingresso de novos bailarinos acontece todos os anos.

Sobre o evento

O V Fórum Internacional BRICS+ aconteceu na primeira quinzena deste mês (9 e 10/11), nas instalações do Expoforum Exhibition Center, em São Petersburgo, Rússia, um dos maiores centros de convenções da Europa. Este evento é realizado anualmente, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e a colaboração da Agência Federal Rossotrudnichestvo. O Fórum deste ano teve como foco central o desenvolvimento socioeconômico das regiões e municípios, bem como o aumento da atratividade para investimentos nas cidades. Além disso, teve o objetivo de fortalecer as relações entre os países do BRICS e outros Estados. Participaram mais de 7 mil pessoas, incluindo mais de 2 mil delegados estrangeiros de 200 cidades, representando mais de 40 países em todo o mundo.