Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governo do Estado participa de simpósio de operações de comércio exterior em Itajaí

O Governo do Estado participou da primeira edição do Itajaí Comex Summit 2023, evento realizado nesta quinta (18) e sexta-feira (19). Na abertura, o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner – representando o governador Jorginho Mello –, explanou sobre as potencialidades de Santa Catarina e incentivos do Governo do Estado para as empresas que atuam com o comércio exterior.

Segundo Froehner, este é um evento essencial, realmente um Summit. “50% de todas as exportações e importações de Santa Catarina passam pelo complexo portuário da região, respirando o comércio exterior. É realmente essencial todos esses operadores juntos para conversar. Assim, é possível identificar quais são os próximos desafios e o que precisa ser alinhado para que consigamos ter um estado ainda mais pujante e avançado em termos de comércio exterior.

Durante o simpósio de operações de comércio exterior, o secretário Juliano Froehner ainda participou do painel “Internacionalização de empresas e desenvolvimento de negócios no exterior” e também assinou um convênio técnico-científico com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para o desenvolvimento de ações, programas e projetos conjuntos de pesquisa, extensão, cultura e desenvolvimento tecnológico.

O Itajaí Comex Summit 2023 é o primeiro grande evento do setor na cidade e foi pensado e planejado para a qualificação, troca de informações e conexões entre os participantes com os principais temas do comércio exterior da atualidade.
“Quisemos, através desse seminário técnico, mostrar a força do segmento em nossa região. Temos importadores, exportadores, indústrias e prestadores de serviços em todas as áreas ligadas ao comércio exterior, e esse é um dos principais setores da economia da região de Itajaí”, destacou a coordenador do NCE, Paula Machado.


O Itajaí Comex Summit foi promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil no município e UNIVALI.