Governo do Estado prospecta parcerias futuras com a Finlândia

Comitiva da Finlândia foi recebida, nesta quarta-feira (18), pela vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm. No encontro, foram tratadas parcerias futuras nos setores de educação tecnológica e formação de mão de obra. Outro ponto abordado foi o desenvolvimento do turismo de inverno, além de tecnologia da segurança e meio ambiente. A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko e a cônsul honorária Roseanne Fontana também estiveram na Facisc.

A vice-governadora entende que a troca de experiências internacionais pode fazer com que Santa Catarina busque novas parcerias para o desenvolvimento do mercado, principalmente o tecnológico, onde o Estado tem se destacado nacionalmente. As chamadas indústrias limpas, como o setor turístico, também estiveram na pauta de Marilisa Boehm, “pois as cidades catarinenses têm qualidades que ainda não foram exploradas na sua plenitude.”

Presente nas duas agendas da comitiva finlandesa, o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, disse que o estado catarinense tem total interesse no ponto de vista educacional e tecnológico. “Como Santa Catarina, a Finlândia faz muito mais com menos e agrega valor ao que fazem. Com esta aproximação, o Estado passará a dar um passo maior para o processo de construção dessa parceria. A visão do governador Jorginho Mello e da vice Marilisa Boehm é a de termos mais crescimento e desenvolvimento econômico, mas sempre combinado e em equilíbrio com qualidade de vida, bem-estar e o cuidado com as pessoas, e a Finlândia tem um ótimo modelo nesse sentido.”

Para o secretário da Segurança Pública (SSP), Paulo Cesar Ramos de Oliveira, que esteve em recente missão na Finlândia com secretários de Segurança do país, a experiência orientou a SSP a se aproximar desse importante país. “Especialmente em relação à tecnologia, na organização do Estado e preservação ambiental, para que possamos avançar em Santa Catarina e no Brasil.”

Já a cônsul Honória da Finlândia, Roseanne Fontana, afirmou ser importante aproximar os países para reforçar as parcerias ganha-ganha. “Ligar pontes e criar oportunidades entre Brasil e Finlândia são objetivos desta aproximação”, explicou. O consulado tem jurisdição no Paraná e em Santa Catarina.

O secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Guilherme Dalla Costa, também participou da reunião com a vice-governadora. Na Facisc, esteve presente ainda o secretário adjunto da Indústria, do Comércio e do Serviço de SC (SICOS), Jonianderson Menezes.

Abertura de mercado

Na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a embaixadora Johanna Karanko, destacou a importância da aproximação da Finlândia de Santa Catarina para realização de negócios entre as empresas de ambos. “Nossa intenção é fazer investimentos para que aproximem nossos países.”

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, a Federação vem construindo relações institucionais para abrir portas aos empresários em mercados promissores. “Queremos criar e fortalecer laços estratégicos para abrir as fronteiras catarinenses, seja nas relações comerciais, seja na educação, na tecnologia ou na sustentabilidade.”

Finlândia

A economia finlandesa é altamente desenvolvida e, dentre outros ramos, a sua indústria se destaca na produção de equipamentos eletrônicos. Isso que coloca a sua produção industrial e a exportação de produtos manufaturados no centro da economia finlandesa.

A Finlândia tem 5,5 milhões de habitantes, e os setores mais importantes da economia são: serviços 69%, produtos manufaturados representam 38%, 11% comidas e bebidas e 2% agricultura. São os maiores importadores de café, metais e celulose.

Texto: Gabinete da vice-governadora/SAI

Com informações: Facisc