Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governo do Estado recebe empresários alemães interessados em investir na economia verde

O Governo do Estado iniciou tratativas com uma delegação alemã interessada em investir em energia renovável e economia verde em Santa Catarina. Os empresários europeus, liderados por Peter Von Bohlen Und Halbach, fundador e sócio da VBH, debateram o assunto com a vice-governadora Marilisa Boehm no último dia 13, em Florianópolis.

“Foi de grande valia esse primeiro encontro. Uma reunião importantíssima com os alemães, que trouxeram vários projetos que nós podemos absorver aqui em Santa Catarina. E também poderemos fazer parcerias com eles trazendo empresas para o estado”, avaliou a vice-governadora.

O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, explicou que o Estado tem outros projetos para investimento que combinam com o que os empresários alemães procuram, como transição energética, aproveitamento de resíduos e biomassa, por exemplo. “E o modelo que foi sugerido aqui hoje para trabalharmos o meio ambiente e a economia verde tem uma combinação excelente com a modelagem que a gente previa. Houve um alinhamento muito bom. Nós, muito provavelmente, começaremos rapidamente com um projeto-piloto na área de crédito de carbono. Incluindo o PSA, que é o Pagamento por Serviços Ambientais. Isso significa que vamos ter um alcance muito grande em um dos pontos do Plano de Governo, que é o Mais Verde, cuja intenção é mostrar que Santa Catarina é fortemente um estado sustentável”, explicou.

Rodrigo Carrijo Lino, representante do grupo alemão no Brasil, destacou que o projeto é “uma excelente iniciativa”. Ele relatou ainda que é algo com muito potencial para uma eventual ação conjunta. Segundo Froehner, uma reunião técnica para debater o assunto é o próximo passo da negociação.

O secretário do Meio Ambiente e Energia Verde, Ricardo Guidi, considerou a reunião produtiva principalmente pelo interesse dos europeus na comercialização de créditos de carbono. “É algo que a gente já vinha discutindo no âmbito da secretaria, iniciando um processo para que a gente possa certificar inicialmente os nossos parques estaduais. E com os recursos da venda dos créditos de carbono, a gente poderá fazer Santa Catarina mais verde com o PSA, no qual os recursos podem ser utilizados para os agricultores que preservam as suas nascentes e cursos d´água”, afirmou.

Tanto Halbach quanto o outro sócio da VBH, Peter Eck, se mostraram impressionados com o fato do estado ser o 6º maior PIB do Brasil tento apenas 1% do território nacional. “Estou feliz por estar em Santa Catarina pois aqui está o futuro”, disse o chefe da delegação para a vice-governadora.

A vinda dos alemães a­ Florianópolis, salientou Marilisa Boehm, é fruto da participação do Estado na 28ª reunião anual das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP28, realizada nos Emirados Árabes, no segundo semestre de 2023. “Eles gostaram da proposta de Santa Catarina e avaliaram que o Estado tem uma posição muito sólida sobre a economia verde, sempre valorizando as questões ambientais”, concluiu.

Texto: Ascom GVG
Foto: Richard Casas/GVG