Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governo participa do maior evento de atração de investimentos estrangeiros em Brasília

O Governo de Santa Catarina desembarcou em Brasília para participar do Brasil Investment Forum 2023, que acontece entre os dias 7 e 8 de novembro. O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, e o gerente de novos negócios da Diretoria de Indústria, Adílio Anísio, estão no evento que é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participam também do Brasil Investiment, Raquel Monteiro, da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), Rodrigo Prisco e Renato Lacerda da Secretaria da Fazenda (SEF) e Guilherme Murara da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

O encontro conta com a presença de autoridades e representantes de todo o Brasil e está fornecendo insights sobre a economia mundial e brasileira, bem como informações sobre novos projetos de infraestrutura sustentável em nível nacional e estadual. Há palestras sobre iniciativas focadas em sustentabilidade e industrialização, além de outros temas de interesse para investidores estrangeiros, como tecnologia, inovação e parcerias público-privadas.

A programação reúne painelistas da iniciativa privada, executivos de empresas que atuam no Brasil, como Embraer, Prumo Logística, Jaguar Land Rover, XP Investimentos, Microsoft, Raízen, Bayer e Hospital Israelita Albert Einstein.

“No BIF, temos a oportunidade de mostrar as potencialidades do estado de Santa Catarina para investidores nacionais e estrangeiros. Isso significa a promoção da pujança da agroindústria, do turismo e da infraestrutura catarinense para atração de investimentos”, destacou a gerente de Comércio Exterior da Secretaria de Articulação Internacional (SAI), Raquel Monteiro, que representou o secretário Juliano Froehner no evento. O secretário da SAI está em missão internacional na Rússia, junto com a secretária adjunta da Setur, Catiane Seif, participando do V Fórum Internacional dos Municípios BRICS+.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, o Brasil Investment Forum 2023 está sendo uma oportunidade de escutar quais são as necessidades e desafios do mercado estrangeiro, além do networking com o setor público e privado. “A pauta é atrair investimentos para o Brasil e para isso, precisamos de investimentos em infraestrutura, tecnologia, conhecimento e educação. Com uma infraestrutura completa, conseguiremos atrair mais investimentos. Santa Catarina é um estado diferenciado, um bom estado para investir com qualidade de mão de obra, segurança jurídica e localização estratégica. Além disso, o Governo Jorginho Mello está investindo em transporte, energia, educação e infraestrutura para empresas que queiram aqui se instalar“, explica.

O gerente de novos negócios da Diretoria de Indústria da Sicos, Adílio Anísio, complementa que “Santa Catarina tem apresentado números incríveis na economia e, temos a oportunidade de avançar ainda mais na atração de novos investimentos e no desenvolvimento econômico”.

Texto e foto: SICOS