Inscrições abertas para curso de licenciatura gratuito de letras-alemão em Blumenau

A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Estado da Articulação Internacional (SAI), está ofertando um curso gratuito de licenciatura em Letras-Alemão na modalidade presencial, no município de Blumenau. Os cursos serão oferecidos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), as inscrições podem ser feitas por meio desse link: https://www.furb.br/pt/area-do-candidato/processos-seletivos/letras-alemao

O cronograma completo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) está disponível aqui (http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/cronograma-edital-1535-sed-2023). A primeira rodada de inscrições dos estudantes vai até o dia 8 de agosto. A segunda rodada inicia no dia 14 e vai até 23 de agosto. Segundo o cronograma, a concessão das bolsas iniciará na última semana de agosto.

“Nosso objetivo é incentivar a formação de professores, visando melhor qualidade de ensino para nossos estudantes. Esse é o desejo do governador Jorginho Mello. A língua alemã precisa ser cultivada e ampliada, temos muitos municípios com escolas bilíngues, mas precisamos de mais professores formados na área”, explica a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders.

O projeto piloto irá ampliar o ensino do idioma alemão em Santa Catarina e fomentar tecnologias e investimentos para o Estado. O curso e a região de oferta foram definidos de acordo com demanda encaminhada pelos Consulados da Alemanha e da Áustria, tendo como base a necessidade de professores habilitados nas áreas específicas da rede estadual de ensino.

De acordo com o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, a viabilização deste curso ampliará, ainda mais, a internacionalização do Estado. “É uma forma de atendermos a demanda de multinacionais alemãs sediadas na região, que carecem de profissionais com o domínio do idioma, e também de apresentarmos Santa Catarina como um estado aberto a receber investimentos e novos mercados estrangeiros, seja através da instalação de novas empresas, ou pela disponibilidade e capacidade da nossa mão de obra qualificada. Além de fomentar novas tecnologias em diversos setores econômicos catarinense.”

Texto: Fernanda Kleinebing/SED
Foto: Marco Fávero/Secom