Invest SC divulga vídeos de multinacionais sediadas no Estado

Para mostrar o potencial internacional de Santa Catarina, o Governo do Estado, por meio do Invest SC, têm divulgado vídeos de multinacionais que estão investindo no Estado. Nesses vídeos – inseridos nas redes sociais da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) –, as empresas explanam sobre os principais motivos que fizeram com escolhessem Santa Catarina para se instalar.

O último vídeo, ainda não divulgado pela SAI, é o da empresa Hyosung do Brasil, em que o presidente da fábrica sediada em Araquari (SC), Hyosung no Brasil, Do Jun Cho; o diretor industrial Sang Hoon You; o gerente comercial Cristiano Hanna; e o gerente técnico Marcos Ferreira falam das vantagens da instalação de sua fábrica e comércio de elastano creora. Dentre elas, incentivos estaduais concedidos pelo Governo de Santa Catarina, a logística, além de ser um grande polo têxtil brasileiro.

Desde 2011 no Estado, este ano, a empresa coreana garante que está dobrando a sua capacidade de produção. Atualmente, exporta 20% de sua fabricação para toda a América do Sul, 20% para outros estados e 60% dos produtos se destinam à Santa Catarina. Com a ampliação, e o maior volume de produtos, a Hyosung pretende atingir mais países, auxiliando a balança comercial do Estado. Cerca de 300 famílias já trabalham na Hyosung e, com a ampliação da unidade de Araquari, esse número poderá aumentar, segundo a empresa.

Já no vídeo da empresa BMW Group, o diretor-geral Mathias Hofmann destacou também a questão logística para instalar sua fábrica de automóveis; além da ótima estrutura portuária, o fácil acesso à rodovia BR-101, a disponibilidade de mão de obra com um bom nível educacional e a assistência recebida pelas instituições do Estado, como Fiesc, Senai e o Governo do Estado. Em sua fala, Hofmann disse que o Governo de SC deu total apoio à instalação da fábrica “de forma séria e transparente”, através de diversas secretarias de Governo, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Assuntos Internacionais.

O primeiro vídeo divulgado pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, da General Motors, o diretor de Relações Governamentais da GM América do Sul, Adriano Barros, informou que, entre os vários atributos que fizeram a GM se instalar em Joinville, destaque para a localização estratégica, mão-de-obra qualificada e comprometida, além da parceria com o Governo do Estado. “Toda ética, transparência e fácil acesso são fundamentais para o sucesso da planta, que recentemente recebeu um novo ciclo de investimento de R$ 1,9 bilhão.”

De acordo com a secretária da SAI, Daniella Abreu, mais vídeos serão publicados no canal da Secretaria do YouTube (Assuntos Internacionais SC) e também nas redes sociais LinkedIn, Instagram e Facebook. “Temos que promover os investimentos internacionais de sucesso aqui no Estado para gerar confiança e atrair mais e melhores investimentos, por meio do Invest SC, em parceria com a Fiesc.”

Atração de investimentos

O Invest SC é o programa do Governo do Estado para atrair investimentos e incentivos a novos negócios a Santa Catarina. Para a sua atuação, conta com um Núcleo Interinstitucional, que tem como atribuições “acompanhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa; propor políticas para o desenvolvimento econômico regional, com ações que atraiam, facilitem e informem investidores privados, nacionais e estrangeiros, sobre as possibilidades oferecidas em Santa Catarina; propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios e supervisionar e orientar as atividades do grupo de trabalho do Invest SC”.

Operacionalização do programa

O grupo de trabalho GT Invest SC é responsável por executar as atividades que incentivem os investimentos para as regiões com menor IDH no Estado, além de identificar fontes de financiamento para investimentos e setores/investidores potenciais. Também propõe a criação de bancos de oportunidades para investidores; auxilia na criação e manutenção de mecanismos que disponibilizem informações sobre setores e negócios estratégicos no Estado; acompanha o investidor na análise de viabilidade, na decisão de investir, estabelecer e manter negócios; e facilita os investimentos mediante a concentração de serviços num só Iugar. O grupo ainda acompanha tanto as etapas de concretização dos negócios quanto a instalação das empresas e sugere a execução de missões comerciais, feiras, roadshows e encontros de negócios.

Composição

Presidido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Núcleo Interinstitucional conta com a participação de representantes das secretarias da Fazenda (SEF), da Administração (SEA), do Meio Ambiente (SEMA), da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), de Assuntos Internacionais (SAI); da SC Participações e Parcerias S.A. (SCPAR) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).