Na primeira visita oficial do embaixador do Chipre a SC, Estado sugere ampliação de relações comerciais

Recebido pela vice-governadora Marilisa Boehm, o embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, fez sua primeira visita oficial a Santa Catarina nesta segunda-feira, 27. Na conversa, a pauta foi o fortalecimento das relações comerciais entre o Estado e a nação localizada no Mar Mediterrâneo.

A vice-governadora citou ao embaixador que o governo catarinense está investindo nas rodovias estaduais e aeroportos para aprimorar a logística interna, além de ampliar o turismo. “Temos seis portos por onde é escoada a produção de setores como o metalmecânico, o agronegócio e o pesqueiro, entre vários outros”, comentou. Marilisa destacou também a renovação na área do turismo. “O objetivo do governador Jorginho Mello era que o estado não fosse marcado apenas pela temporada de verão. Por isso, agora estamos incentivando as atividades turísticas nas quatro estações, pois além do Litoral, Santa Catarina tem atrações de alto nível em todas as suas regiões, quer seja com o turismo rural, religioso, de negócios e parques temáticos, quer seja com as tradicionais festas de outubro”, assegurou.

Philippou esclareceu que o Chipre tem posição estratégica para acesso tanto à Europa quanto ao Oriente Médio. “É uma nação dinâmica, que oferece uma forte oportunidade para investimentos.” Com elevado índice de desenvolvimento econômico, o país que é a maior ilha independente do mar Mediterrâneo, tem cerca de 9 mil km2 de extensão e uma população de 1,2 milhão de habitantes.

De acordo com o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, a partir de hoje, o Governo do Estado trabalha a troca de experiências no turismo e a integração dos aspectos do setor que unem Santa Catarina e o Chipre. “São três memorandos de entendimentos que resultaram da reunião desta segunda-feira, sendo um deles na área educacional, e também de pesquisa e de desenvolvimento.”

Para a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, a consolidação dos laços entre o Estado e o Chipre é de extrema importância e representa, além de um passo significativo na internacionalização de Santa Catarina, o reconhecimento da relevância do turismo, que é a principal atividade econômica cipriota.

“Nossa iniciativa visa estabelecer uma valiosa troca de experiências. Santa Catarina, com sua rica diversidade e atrativos, tem muito a oferecer, ao mesmo tempo em que estamos ansiosos para aprender com as práticas bem-sucedidas da ilha de Chipre. A construção dessas relações é um investimento no desenvolvimento econômico e cultural de ambas as partes”, concluiu.

Além do embaixador, da vice-governadora e dos secretários, a reunião contou também com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de Jatyr Ranzolin Júnior, presidente da Câmara Brasil Portugal, vice-presidente da Federação das Câmaras Brasileiras de Comércio e CEO da FIN Brasil; Rita Cássia Conti, vice-presidente da Facisc; Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC; e Olavo Lazzarotto, diretor de negócios do Sicoob Central SC/RS.

Texto: Alessandro Bonassoli/ASCOM GVG
Foto: Richard Casas/GVG