Paraguai é o próximo destino do projeto SC-Export

O SC-Export embarca para o Paraguai nesta terça-feira (31). O Governo do Estado de Santa Catarina e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), parceiros na execução do projeto, irão acompanhar as 18 empresas do setor de alimentos, máquinas e equipamentos na missão internacional que visa impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses.

A programação da missão empresarial prevê visitas ao Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia, Ministério da Indústria e Comércio, além de reuniões técnicas e encontros com possíveis compradores paraguaios. O SC-Export tem o patrocínio da Portonave e conta com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Universidade de Blumenau (Furb).

A Secretaria de Articulação Internacional atua no processo e apoio, não só da instalação de grandes empresas no Estado, mas também ao pequeno e microempreendedor. “Esse projeto concretiza uma inovação em política pública para que se alavanque o número de exportadores catarinenses, uma importante bandeira do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm. Pela primeira vez durante o SC-Export, esses empreendedores estão tendo a oportunidade de expandir seus negócios com este projeto, que é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da SAI e da SICOS, Univali e Portonave. Tivemos enorme sucesso na missão ao Chile e agora será a vez desses empreendedores mostrarem seus produtos, com qualidade internacional, para fechar ainda mais negócios”, afirmou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

De acordo com a professora Giselda Cherem, responsável por projetos de extensão da Escola de Negócios da Univali, a primeira missão empresarial do SC-Export ao Chile, na semana passada, foi um sucesso. “Conseguimos fazer 150 reuniões simultaneamente para 24 empresas com 35 compradores chilenos. O objetivo era estreitar laços entre os dois mercados, entretanto duas empresas já voltaram do Chile com negociações concluídas e pedidos fechados. Estamos com excelentes expectativas para a missão no Paraguai e muito felizes de poder usar a expertise que já temos na Univali para auxiliar os empresários a prospectar compradores internacionais e aumentar a exportação de micro e pequenas empresas catarinenses.”

A gerente de microempreendedor individual da SICOS, Laryssa Schmitz, informou que o Brasil já possui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, legislação que permite um regime diferenciado para simplificar a exportação. “Ainda assim, há um desafio enorme a ser vencido, pois muitas empresas não possuem conhecimento dessa possibilidade, além de não terem um planejamento estratégico. O SC-Export nasce justamente para ampliar os horizontes das empresas com interesse em exportação”.

A comitiva da missão para o Paraguai terá representantes da Univali, da Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina (SAI), da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS) e de empresas dos municípios de Joinville, Penha, Itajaí, Barra Velha, Navegantes, Jaraguá do Sul, Ouro, Iporã do Oeste, Nova Veneza, São Miguel do Oeste, Blumenau, Schroeder, Balneário Camboriú, Corupá e Rio Negrinho.

Com informações: Univali