Reunião no Governo do Estado inicia processo de regularização do Aeroporto de Rio Negrinho

Representantes do Governo de Santa Catarina e do município de Rio Negrinho se reuniram nesta quarta-feira (16), em Florianópolis, para abordar sobre a regularização do Aeroporto de Rio Negrinho, dando início ao processo de normalização. Após a regulamentação, em âmbito federal e estadual, será então possível incluir o aeroporto no PAESC – Plano Aeroviário de Santa Catarina, de modo que ele se torne referência no Planalto Norte, atendendo em um raio de 100 quilômetros.

“Atendendo a um pedido do secretário da SAI, recebemos hoje os representantes do município de Rio Negrinho, e vamos dar o melhor suporte possível, visando o desenvolvimento do aeroporto local”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

Conforme o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, a SPAF tem implementado de forma ampla a visão do governador Jorginho Mello de transformar os equipamentos públicos, como os aeroportos, em alavancas de desenvolvimento regional. “Nesse sentido, o Aeroporto de Rio Negrinho tem posição estratégica na região por estar equidistante de cidades como Curitiba, Joinville e Blumenau, e por se localizar centralmente no Planalto Norte do Estado. Isso faz, por exemplo, com que empresas internacionais interessadas em se estabelecer ou em negócios na região tenham uma opção rápida e possível com a aviação geral e, em algum momento futuro, até com a aviação comercial.”

Em visita recente do governador Jorginho Mello ao Planalto Norte, o aeroporto utilizado pelo governador foi o de Rio Negrinho, o qual também vem sendo constantemente utilizado para transporte aeromédico, para escola de pilotos, pelo aeroclube e por empresários que vão fazer negócios na cidade e na região.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Lisa Mara Cristoff Netipanyj, a regularização é de extrema importância e estratégica para o desenvolvimento de todo o Planalto Norte. “Encurtando distância, a logística se fará presente como ponto estratégico para o desenvolvimento de novos mercados, bem como também nos aproximar do turismo de toda a região. Além disso, um aeroporto em pleno funcionamento seria de grande valia para o desenvolvimento e angariar novos recursos para a região, como um todo.”

“A regularização do Aeroporto de Rio Negrinho é um marco significativo em nossa trajetória de crescimento. Uma vez concretizada, esta iniciativa não apenas encurtará distâncias, mas também ampliará horizontes. Estamos comprometidos em construir um futuro promissor para nossa cidade, e o Aeroporto de Rio Negrinho, sem dúvida, será uma peça importante nesse progresso”, destacou o secretário de Ações Governamentais e Serviços Públicos de Rio Negrinho, Vilson Venske.

Também estiveram presentes, na reunião de trabalho, o diretor de Modais, Ivan Amaral e o gerente de Aeroportos, George Picinato, pela SPAF; além do procurador de Rio Negrinho, Anderson Godoy.