Santa Catarina busca ampliar relações comerciais e de turismo com a Rússia

O secretário de Articulação Internacional (SAI) do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, e a secretária adjunta do Turismo (Setur), Catiane Seif, estarão na Rússia a partir desta quinta-feira (9) com o objetivo de atrair investimentos para o Estado e divulgar o turismo catarinense aos participantes do V Fórum Internacional dos Municípios BRICS+. No evento em São Petersburgo, farão o lançamento do Guia do Investidor de Santa Catarina (no idioma russo) para empresários e investidores.

O Guia disponibiliza importantes dados a empresários que desejam investir no Estado, tanto brasileiros como estrangeiros. Descreve, ainda, informações sobre programas de financiamentos para empresas de todos os tamanhos, das micro e pequenas empresas até as indústrias e multinacionais. O documento, que acaba de ser lançado em português, inglês, russo e, em breve, em espanhol, também será apresentado em Moscou, durante reunião com empresários da região.

“Santa Catarina é o estado onde se tem um dos maiores IDHs do Brasil, o segundo maior crescimento econômico do país, uma das maiores taxas de importação e exportação de produtos, menor taxa de desemprego, primeiro lugar em segurança, sustentabilidade social e capital humano, uma das maiores expectativas de vida do Brasil; dentre outras tantas importantes colocações frequentemente destacadas pelo governador Jorginho Mello, que o comprovam como um estado de excelência, onde o Brasil cresce. Por isso, a importância de divulgarmos este Guia na Rússia e também em outros países parceiros, para estreitarmos ainda mais as nossas relações comerciais e de turismo”, destaca o secretário Froehner, que apresentará o Guia no painel ‘Vetor latino americano: conectando os continentes’.

O Guia do Investidor pode ser baixado direto no site da Secretaria (www.sai.sc.gov.br). Ele descreve informações sobre importações e exportações, programas governamentais para o investidor, além de dados territoriais, econômicos, de competitividade e de cada setor de Santa Catarina, como indústria, economia do mar, agronegócio e portos. Também possui várias indicações de hiperlinks e vídeos informativos nas opções Clique AQUI.

Turismo catarinense

O turismo catarinense será apresentado para mais de 40 países participantes do Fórum Internacional dos Municípios BRICS+, promovendo o potencial turístico e econômico da região. Na apresentação da Secretaria, haverá um vídeo promocional ilustrando um pouco do muito que Santa Catarina tem a oferecer em termos de turismo. Ele mostrará a diversidade de pessoas, paisagens e atividades que os visitantes podem desfrutar. Desde praias deslumbrantes até trilhas nas montanhas, passando por cidades vibrantes e culturais.

Reunião em Moscou

Em reunião com o prefeito de Moscou, a Setur e a SAI buscarão oportunidades para expandir os negócios com SC e fortalecer parcerias entre os governos. Haverá também a intenção captação para o turismo MICE, que é o turismo de reuniões, incentivos, conferências e exposições em que se reúnem grandes grupos, e também atrativos para eventos internacionais.

“Uma das diretrizes do governador Jorginho Mello é trazermos para Santa Catarina eventos globais, para explorarmos não só o que temos de melhor no Estado, mas criarmos mais atrações que envolvam o estado como rota internacional. É um destino completo, com suas quatro estações bem definidas, uma economia pujante, além de termos segurança, cultura e gastronomia. É hora de divulgarmos o nosso ‘Estado de Alegria’ para o mundo. E essa participação na Rússia será um passo importante para a internacionalização de SC e sua promoção no cenário global”, enfatiza a secretária adjunta Catiane Seif, que também participará do Fórum por meio do painel “Perspectivas do turismo na nova realidade: desafios e oportunidades”.