Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Santa Catarina inicia tratativas para receber investimentos da SHEIN no Brasil

Com a notícia de que a SHEIN tem planos de realizar grandes investimentos no Brasil, Santa Catarina entrou oficialmente na disputa para receber uma boa fatia dos investimentos e novos negócios da empresa chinesa. No dia 28 de abril, o Governo do Estado recebeu duas executivas da SHEIN no Centro Administrativo.

A atração de investimentos é uma das prioridades do Governo. “Quando se fala em Santa Catarina, fica nítido que os investidores possuem uma percepção diferenciada, mas quando eles vêm aqui, isso passa a ser uma certeza. Conseguimos reunir um mix de logística, infraestrutura, profissionalismo e qualidade de vida”, disse o governador Jorginho Mello.

Considerada um dos maiores portais de compras internacionais da indústria da moda, a gigante chinesa pretende se tornar uma grande produtora local e, a partir da produção no Brasil, expandir suas vendas na América Latina e América do Norte – os planos foram anunciados na semana passada pela própria companhia, o que desencadeou a corrida dos Estados pela atração destes investimentos.

A meta é ousada: até o final de 2026, a SHEIN pretende que 85% das vendas do grupo em todo o Continente Americano ocorram a partir da produção brasileira. Para alcançar o objetivo, a empresa anunciou um investimento de R$750 milhões no país, o que deve gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 3 anos.

Os secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional) e Edgard Usuy (do Planejamento) apresentaram as vantagens competitivas de Santa Catarina: forte tradição têxtil, excelente infraestrutura logística e uma qualidade de vida incomparável. “Estamos confiantes de que Santa Catarina é o melhor destino para os investimentos da SHEIN e esperamos, em breve, anunciar boas notícias para o nosso estado”, afirmou Juliano Froehner.

De acordo com Edgard Usuy, a SHEIN pretende contratar cerca de 2 mil empresas dos setores têxtil e calçadista do país, o que coloca Santa Catarina como uma das principais opções. “Temos mais de 27 mil empresas do segmento ativas no Estado, conforme dados da Jucesc. Vamos unir esforços para atrair boa parte destes investimentos para cá.”

Segundo o secretário-adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, “não se trata de gerar concorrência desleal ou prejudicar a indústria local. Pelo contrário: o projeto incentiva a produção catarinense, gera empregos, renda e trará desenvolvimento econômico e tecnológico para Santa Catarina.”

“A indústria têxtil catarinense é destaque nacional e temos grandes pólos de confecções, cama, mesa, banho e calçados. Atendemos vários dos pré-requisitos procurados pela SHEIN e acreditamos que a concretização deste projeto deixará um importante legado para o setor, com transferência de tecnologia e qualificação da mão-de-obra”, observou o diretor da Fazenda, Renato Lacerda, que é responsável pela atração de investimentos.

“A possível parceria com a empresa SHEIN é de grande relevância para nosso Estado, já que a expectativa é a geração de 100 mil empregos diretos e indiretos. O governador Jorginho Mello incentiva a competitividade de Santa Catarina ao garantir recursos e também segurança jurídica aos novos negócios, trazendo assim ainda mais oportunidades aos setores da indústria, comércio e serviço catarinense”, destacou o secretário-adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Jonianderson Menezes.

A SHEIN já começou a contratar no país, com mais de 100 vagas anunciadas num site de relacionamentos de negócios.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, também participou da reunião no Centro Administrativo do Governo do Estado.

*Com informações das Secretarias da Fazenda, do Planejamento e da Indústria, Comércio e Serviços