Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

SC propõe fórum permanente com a Argentina para melhoria do turismo, troca de informações e cooperação

No último dia 17, representantes do Governo de Santa Catarina, da Polícia Civil e da Polícia Militar se reuniram com o Cônsul da Argentina em SC, Federico Costa, e o Vice-Cônsul, Lisandro Parra, para abordar ações de melhorias na cooperação entre as partes e no atendimento prestado ao turista argentino que escolhe Santa Catarina para viajar. O encontro foi no Centro Administrativo do governo.

“Tudo que estamos começando agora, peço que vejam como o início de um fórum. Estamos aqui tratando da Segurança, mas podemos fazer essa integração também em muito mais áreas: é uma oportunidade”, disse o Secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, que foi quem conduziu a reunião de trabalho.

O Cônsul da Argentina em Santa Catarina trouxe para as forças de segurança alguns relatos que recebeu de turistas, que tiveram documentos e pertences furtados – quando há a subtração dos bens sem o uso de violência – além de apontar algumas dificuldades que os argentinos encontram quando precisam relatar algum problema. “Sabemos que estamos em um estado muito seguro do Brasil”, disse, relatando que essas barreiras, em especial a da língua, são complicadores que dificultam quando o turista precisa relatar o que enfrentou.

Ao ouvir o relato, o Delegado Renan Scandolara, da Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), repassou aos representantes diplomáticos argentinos que já está em andamento uma iniciativa nesse sentido: “Estamos estabelecendo um canal em língua espanhola para a comunicação mais imediata com a Polícia Civil, por parte dos argentinos.”

Nesse momento, o Vice-Cônsul fez um relato muito prático que ajudará a melhorar o projeto. Para fazer o registro virtual por parte do turista, é importante permitir que o crime seja comunicado com o uso de um número de passaporte ou do documento nacional argentino. Para fazer uma denúncia hoje online, o turista precisa ter um número de CPF, o que não ocorre. A sugestão foi acatada pelo delegado para melhorar a iniciativa.

Outro projeto, iniciado na semana passada, é uma parceria da polícia com a Organização dos Estados Americanos e a Organização das Nações Unidas para a adoção de ações de prevenção que tornem Santa Catarina em referência na Segurança Pública dentro desse ponto de vista internacional.

“Tivemos na praia de Moçambique cinco ou seis vidros quebrados para furto. Claro, cinco ou seis não é muito, mas são situações que nos preocupam. São sete milhões de catarinenses, mas no verão temos 1,5 milhão de argentinos que vêm para Santa Catarina. Por isso a importância nesse reforço da Segurança”, comentou Lisandro Parra, Vice-Cônsul da Argentina em Santa Catarina.

Outro ponto debatido que pode ter avanços é o compartilhamento de dados entre os sistemas das polícias catarinense e argentina. Um exemplo foi dado pelo coronel da Polícia Militar João Marcos Tanan. “A PM está presente nos 295 municípios catarinenses, então estamos em todo o caminho dos argentinos até chegarem no nosso litoral. Para nós, seria muito importante um compartilhamento de dados. Hoje, nós não temos como saber se um veículo argentino que está circulando em Santa Catarina foi furtado”, explicou.

Entre os próximos encaminhamentos de trabalho, o Secretário de Articulação Internacional pediu aos diplomatas argentinos que enviem sugestões de ações para serem propostas na reunião que ele terá com a Polícia Federal sobre esse e outros temas, marcada para o dia 1° de março. Ficou alinhado que todas as partes trabalhariam em conjunto de forma contínua, durante todo o ano, para avançar em melhorias para as próximas temporadas.

Texto: Thiago Santaella/Secom
Foto: Roberto Zacarias/Secom