Governo de SC reafirma compromisso do Estado com atração de investimentos estrangeiros

Representantes de 47 nações que participam em Florianópolis da FIN Brasil 2024 – Feira Internacional de Negócios ouviram da vice-governadora Marilisa Boehm que o Governo do Estado tem como uma de suas prioridades a internacionalização das empresas catarinenses. Na abertura do evento, no dia 03/04, ela afirmou que a atração de investimentos estrangeiros e novas parcerias comerciais com o exterior são um compromisso do governador Jorginho Mello e dela com Santa Catarina.

“Esta feira é muito importante porquê traz embaixadores de muitos países para fazer negócios com Santa Catarina. O governador Jorginho e eu temos certeza de que o Estado é uma potência que tem crescido cada dia e vai crescer ainda mais”, comentou. De acordo com a vice-governadora, o evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Associação dos Jovens Empresários Portugal/China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras, tem um potencial imenso para a realização de novos negócios.

“É uma ação que promove a troca de ideias e experiências e fortalece as relações comerciais com outros países. É uma excelente oportunidade de geração de negócios e relacionamentos com o mercado nacional e internacional. Nós sabemos o quanto isso é fundamental para impulsionar o desenvolvimento social e econômico. E garantir novas oportunidades de desenvolvimento são compromissos nossos. O Governo do Estado está sempre de portas abertas para apoiar futuros projetos e parcerias”, assegurou.

O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, avaliou que a FIN Brasil 2024 vai ao encontro de algo que é muito defendido pelo governador Jorginho Mello. “Além do apoio que o governo dá para a internacionalização das empresas catarinenses, Santa Catarina precisa se mostrar para o mundo, para termos sempre uma força de atração de empresas e parceiros comerciais para o Estado.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, a feira é um evento que já mostra a sua importância pelo fato da participação de 47 países e mais de 300 empresas. “Para os empresários de Santa Catarina será uma experiência fantástica, principalmente, nos setores de agronegócio, tecnologia, turismo, educação, energia, logística, saúde, construção civil e têxtil. Nós, com todo o apoio do governador Jorginho Mello, somos parceiros da FIN para proporcionarmos justamente esta troca de experiências internacional e possibilitar que contatos e mesmo futuras negociações importantes sejam encaminhadas no evento para impulsionar ainda mais a economia catarinense”, declarou.

Alemanha

Após o discurso para embaixadores de países como Burkina Fasso, Camarões, Chipre, Coréia do Sul, Itália, Mali, Namíbia, Quênia, Tanzânia e Togo, a vice-governadora reuniu-se com uma comitiva da Alemanha. O grupo de 23 pessoas vindas do distrito de Karlsruhe, que fica no Estado de Baden-Württemberg, no Sudoeste da nação europeia, está em visita oficial a Santa Catarina até o próximo dia 9 de abril em função do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

Para eles, Marilisa disse que o governo catarinense tem um grande interesse em fortalecer o relacionamento já existente com o distrito de Karlsruhe, de onde várias famílias imigraram para o Brasil e colonizaram as cidades de Brusque e Guabiruba e parte de Blumenau. “É uma honra receber essa comitiva. Aqui nós valorizamos nossas origens e queremos ampliar nossa atuação internacional, além de continuar apoiando o relacionamento que já temos com eles. Desejamos que os 200 anos da Imigração Alemã se transformem em, pelo menos, outros 200 anos de parceria”, destacou.

Texto: Ascom / GVG
Foto: Richard Casas / GVG