Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governador e SAI recebem embaixador do Japão e destacam importância de fortalecer relações

O governador Carlos Moisés e a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) recepcionaram o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 2 de agosto. No encontro, precedido de honras militares, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do fortalecimento das relações governamentais e a ampliação de oportunidades entre Santa Catarina e o Japão, além das parcerias já firmadas por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Casan, com investimentos que ajudam impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.

“Para Santa Catarina, ter os japoneses nas terras catarinenses é fundamental, pois eles cooperam, inclusive, com o agronegócio, tecnologia e inovação em todas as áreas. Trazem da cultura japonesa, o que combina muito com nosso estado, o modelo de pequenas propriedades. O estreitamento das relações nos ajuda a avançar em vários segmentos, como a infraestrutura com novos investimentos, assim como fomentar as exportações e fortalecer os laços entre toda comunidade do país e aqueles que querem investir aqui”, disse o governador.

Carlos Moisés também apresentou os avanços obtidos na gestão pública catarinense desde o início da atual gestão, com o pagamento de dívidas, revisão de contratos e redução da máquina pública. “A gestão eficiente das contas permite hoje ao Governo do Estado investir com recursos próprios dos catarinenses em áreas prioritárias, como, por exemplo, a infraestrutura. Com isso, vamos garantir condições para novos investimentos. Estamos abertos a novas parcerias para entregar o melhor para os catarinenses.”

O embaixador Akira, que visita o estado pela primeira vez, elogiou as potencialidades de Santa Catarina e o trabalho que vem sendo executado. “É um estado muito importante para o Japão. Temos muitos espaços para ampliar ainda mais a cooperação e a amizade. Espero que cada vez mais o intercâmbio comercial e cultural sejam fortalecidos.”

“Celebramos resultados concretos de boas relações com o país, mostrando que o estado tem muito a ganhar com a sua internacionalização”, pontuou a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu.

Acompanharam o encontro a primeira-dama, Késia Martins da Silva, o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o chefe de gabinete do governador, coronel Marcio Ferreira, os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, e da Saúde, André Motta Ribeiro, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Luiz Sartoretto, e o secretário executivo da Casa Militar, Coronel André Alves, além do cônsul-geral adjunto do Japão em Curitiba, Kazuu Wakaeda, da assessora do Consulado-Geral do Japão em Curitiba, Kumico Abe, do representante chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi, e da coordenadora de projetos da JICA, Eri Taniguchi.