Governador Jorginho Mello viaja para os Emirados Árabes em busca de novos investimentos para SC

A pauta do governador Jorginho Mello e comitiva durante a missão aos Emirados Árabes está em fase preparatória. Entre os dias 17 e 25 de fevereiro, as agendas, se confirmadas, serão realizadas em Dubai e Abu Dhabi, onde empresários e potenciais investidores serão apresentados aos principais atrativos de Santa Catarina. As reuniões vão contar com a participação dos secretários Juliano Froehner (Articulação Internacional), Cleverson Siewert (Fazenda), Vânia Franco (Articulação Nacional), Danieli P. Porporatti (Secretária do Gabinete do Governador) e do presidente Renato Lacerda (SCPar). A comitiva contará ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, e do deputado estadual Antídio Lunelli. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, também integram o grupo catarinense.

“Vamos mostrar aos investidores todos os atrativos de Santa Catarina, um Estado inovador e competitivo, que apoia e incentiva o setor produtivo e cuida das pessoas. Somos reconhecidos pela diversidade da nossa indústria e pelo perfil empreendedor, temos belezas naturais e lugares paradisíacos, um grande potencial turístico e industrial que tem que ser explorado e ainda mais conhecido aos olhos do mundo”, explica o governador Jorginho Mello.

De acordo com o secretário Juliano Froehner, as agendas solicitadas pelo Governo de Santa Catarina visam a prospecção de investimentos estrangeiros no Estado, atraindo mais empresas a Santa Catarina, negócios, parcerias e cooperação nas mais diversas áreas, como turismo, infraestrutura, portos e aeroportos, eventos esportivos. Desse modo, fortalecendo laços e fomentando as relações comerciais.

Para o secretário Cleverson Siewert, esta viagem é mais uma oportunidade de atrair novos investimentos para Santa Catarina. “A atração de investimentos é um componente fundamental na gestão do governador Jorginho Mello. Temos muito o que mostrar aos investidores internacionais. Somos o 2º Estado mais competitivo do País, com o 6º maior PIB do Brasil e grande diversidade produtiva. Oferecemos fácil acesso a 6 portos, 21 aeroportos e uma malha rodoviária eficiente, facilitando a distribuição nacional e internacional. O Estado conta ainda com uma mão de obra altamente qualificada, resultado de um sistema educacional de qualidade, tornando-o um polo de excelência para empresas que buscam talentos em diversas áreas. São excelentes cartões de visita para mostrarmos ao mundo”, diz o secretário Cleverson Siewert.

Agendas previstas:

• Thani Al Zeyoudi, ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos;
  • Sultão Ahmed bin Sulayem, CEO da DP World (multinacional de logística) e visita ao Porto Jebel Ali Port (Porto mais movimentado do Oriente Médio);
  • Câmara de Comércio Árabe-Brasileira;
  • Mohammad Ali Rashed Lootah, presidente da Câmara de Comércio de Dubai;
  • Faisal Alayyan, na Higher Colleges of Tecnology;
  • Fundo Mubadala (um dos principais fundos soberanos de investimentos do Emirado de Abu Dhabi);
  • Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi;
  • Fundo de Investimento ADIA;
  • Ministério de Relações Exteriores;
  • Embaixador do Brasil em Abu Dhabi;
  • Câmara de Comércio de Abu Dhabi;
  • Abdulmunem Alsayed M. Al Hashemi, presidente da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos, presidente da União Asiática de Jiu-Jitsu, vice-presidente Sênior da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e presidente da International Vision Investment – IVI.