Governador recebe visita da Mitsui e Estado amplia rede de aliados globais

O governador Jorginho Mello apresentou oportunidades de investimento em projetos do governo para Santa Catarina a representantes da gigante japonesa Mitsui & Co., em mais um desdobramento da missão internacional liderada pelo Governo de Santa Catarina ao Japão, realizada no mês de junho. A retribuição da visita pelos executivos realizou-se nesta quarta-feira à tarde, 6, na Casa da Agronômica, onde o governador recebeu o gerente-geral da Divisão de Infraestrutura da Mitsui no Japão, Kent Hori, responsável global pelas áreas de infraestrutura, óleo e gás, e pelo diretor da Mitsui no Brasil, Masayoshi Maruyama.

Foto: Roberto Zacarias l SECOM GOV
A Mitsui é atualmente sócia do governo do Estado na SCGÁS e detém participação acionária em uma empresa do setor de energia com sede em Florianópolis. No encontro desta quarta, Hori reafirmou o interesse da empresa em expandir seus negócios no estado e apresentou disposição para desenvolver novos projetos nas áreas de tecnologia, infraestrutura, óleo e gás, além de conectar parceiros globais para as possibilidades em ferrovias, saneamento e mobilidade urbana.
Durante a reunião, Jorginho Mello destacou a segurança jurídica e o ambiente de inovação oferecido por Santa Catarina e falou de projetos estruturantes e estratégicos, como a Via Mar e as ações para o estabelecimento de oito portos no estado, o que exigirá investimentos robustos em logística e integração viária.
“Santa Catarina precisa atrair investimento de companhias globais com a capacidade de investimento e inovação para as grandes transformações que a gente prevê para os próximos 20 anos. Estamos muito satisfeitos com a disposição de empresas como a Mitsui em ampliar a atuação aqui no estado”, ressaltou o governador.
Interesse em startups e projetos em água e saneamento
Mello ainda sugeriu que a Mitsui instale um escritório no Sapiens Parque, hub de inovação localizado em Florianópolis, com o objetivo de conectar-se com o ecossistema de startups e novas tecnologias. Outro ponto abordado foi a futura visita da Mitsui a Joinville, resultado direto da missão à Ásia, para avaliar projetos de água e saneamento, articulados em parceria com o município e o prefeito Adriano Silva.
Paulo Bornhausen, secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, reforçou que a presença da Mitsui em Santa Catarina poderá se expandir a novos setores com potencial transformador para o desenvolvimento econômico e social do estado.
“Essa visita comprovou, mais uma vez, a importância que teve a Missão Ásia dentro da agenda de internacionalização catarinense. Quando estivemos no Japão e na China, com o governador Jorginho Mello, apresentamos todas as oportunidades de investimento em infraestrutura, e estamos recebendo aqui outro grande player global interessado. É a nossa estratégia internacional gerando frutos concretos para o Estado, destacou Bornhausen.

Foto: Roberto Zacarias l SECOM GOV
“A visita, inicialmente de cortesia, se mostrou um encontro de trabalho, porque a Mitsui veio colocar na mesa para o governo do estado a sua disposição de trabalhar em novos projetos com Santa Catarina na área de tecnologia, na área de óleo e gás e outras infraestruturas. Também olhando o lado de ferrovias. Então percebemos muitos setores que podem se beneficiar com a expertise da companhia”, avaliou o diretor da Invest SC, Renato Lacerda.
A visita marca mais um passo na inserção internacional do estado, alinhando-se à visão de prazo de tornar-se um pólo de referência em inovação, sustentabilidade e infraestrutura para o Brasil.
Por ASCOM SAI