Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

SAI e Defesa Civil de SC recebem o embaixador do Japão e projetam ações de prevenção

Na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na quinta-feira (28), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, conheceu todos os projetos da Defesa Civil de Santa Catarina do ponto de vista preventivo e reativo. Mas principalmente preventivo, conforme orientação do governador Jorginho Mello, em relação às barragens e contenção de cheias, ao tratamento das bacias catarinenses, dos recursos hídricos e de combate à estiagem.

A visita do Embaixador do Japão estreita ainda mais o laço entre Brasil e Japão, em especial, para com o estado de Santa Catarina. Coronel Armando, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil explicou a relação entre a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e a Secretaria, “a Defesa Civil tem uma ligação histórica com a JICA porque foi essa Agência que realizou o projeto da bacia do Rio-Itajaí. Além disso, sempre alinhados com o Governo catarinense, pretende-se colocar em prática alguns projetos de prevenção para garantir ainda mais a segurança da nossa população”.

“Foram conversas excelentes ao alinhamento desses projetos para o que poderá ser feito daqui em diante em parceria com a JICA. E com isso, queremos implementar esses projetos de prevenção para que a Defesa Civil esteja ainda mais atenta e preparada para os riscos de desastres naturais aqui no nosso estado”, disse o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

Conforme Froehner, alguns pontos já foram mapeados e são itens importantes para o Estado, que agora devem ser transformados em projetos. “Os recursos vão ser captados para que esses projetos sejam colocados em execução por meio da Defesa Civil.” 

Referente à questão do embargo do frango catarinense, o secretário Coronel Armando demostrou ao embaixador como os órgãos de Santa Catarina já haviam se preparado para um eventual incidente aviário oriundo do exterior, sob a orientação da Secretaria da Agricultura, e que havia uma política pública preventiva implementada para proteger o plantel do Estado.