Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Santa Catarina concede título de Embaixador Honorário para a China a Bruno Machado

O governador Jorginho Mello, fez, na última semana, a entrega simbólica do Título de Embaixador Honorário de Santa Catarina para assuntos da República Popular da China a Bruno Guaresi Maria Machado.

Foto: Roberto Zacarias / GOV SC

O título foi concedido por meio de decreto assinado pelo Governador em 3 de junho de 2025, para a atuação estratégica no fortalecimento das relações institucionais, comerciais e paradiplomáticas entre Santa Catarina e a China. Bruno participou ativamente da articulação do governo catarinense com organizações chinesas durante a missão Ásia, no mês de junho.

A cerimônia de entrega do título ocorreu em Florianópolis, dia 22, aproveitando a visita da delegação chinesa da companhia Power China no estado. Ao longo dos últimos anos, Bruno Maria tem atuado como elo em iniciativas de aproximação entre o setor produtivo catarinense e investidores chineses.

Com o título, Bruno Machado passa a representar oficialmente Santa Catarina junto à China em ações de promoção econômica, cooperação institucional e intercâmbio de boas práticas, reforçando o posicionamento global do estado. A função de embaixador honorário não é remunerada. O exercício é considerado um serviço público, sem as imunidades próprias das autoridades diplomáticas.

O secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, explica que “o programa de embaixadores honorários instituído pelo governador Jorginho Mello, em 2024, visa alcançar os pontos do Planeta onde Santa Catarina quer apresentar sua história empreendedora e gerar uma relação de trocas econômicas e sociais. Precisamos reforçar continuamente aos nossos parceiros que somos um Estado confiável, inovador e com vocação internacional”.

Formação e Experiência

Formado em Engenharia Mecânica pela UFSC, com passagem acadêmica na França, Bruno também possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado internacional em Desenvolvimento Internacional (MID) na Tsinghua University, em Pequim, uma das mais renomadas da Ásia. É CEO da BM3 Trading e da Vabene.

A experiência na China moldou não só sua visão estratégica, mas também sua atuação profissional. Na BM3 Trading, mantém relações comerciais constantes com o país, conduzindo negociações, missões empresariais e parcerias com foco na inovação, logística e sustentabilidade. A familiaridade com a cultura chinesa, seus códigos e processos é um diferencial que pode contribuir diretamente para ampliar as oportunidades de Santa Catarina no cenário internacional.