Santa Catarina marca presença na Expo Paraguay Brasil

O Governo de Santa Catarina participou da 14ª edição da Expo Paraguay-Brasil, maior evento de negócios entre os dois países, na cidade de Luque, ao lado da capital do país Assunção. Entre as lideranças catarinenses que estiveram na feira nos dias 21 e 22 deste mês, participaram o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner; o diretor da Secretaria da Indústria, Comércio e do Serviço (Sicos), César Augustus Winck; e a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias (Camex-Fiesc), Maria Teresa Bustamante.

Além da visita à feira, eles tiveram reunião com o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Narcondes de Carvalho, e com lideranças no Ministério da Indústria e Comércio daquele país. Pela proximidade e interesses comuns, o Paraguai é um dos principais parceiros econômicos de Santa Catarina, também destino de filiais de diversas indústrias e empresas agrícolas do Estado.

“Na concepção do governador Jorginho Mello, o Paraguai é um parceiro próximo e estável com quem já temos relações econômicas, mas queremos ampliar principalmente em relação ao poder de integração de cadeias de fornecimento. Ou seja, é um país com quem queremos aumentar nossa competitividade por meio da união de forças”, explicou o secretário Froehner sobre a participação de Santa Catarina.

Em seu estande, o governo mostrou atrativos da economia catarinense. No primeiro semestre deste ano, as exportações de Santa Catarina ao Paraguai chegaram a US$ 164,7 milhões, o total de visitantes paraguaios ao Estado somou 4.323, sendo o terceiro maior grupo de turistas estrangeiros em SC.

De acordo com Bustamante, o presidente da Fiesc, Mario Aguiar, destaca a internacionalização como uma diretriz da gestão da entidade, que esteve presente com uma comitiva de empresários. “Sempre participamos da exposição, sendo que, neste ano, estamos com estande próprio e com várias indústrias catarinenses expondo na feira”, disse a presidente da Camex-Fiesc.